5ª EDIÇÃO | 2025

PROGRAMAÇÃO SONS DA CIDADE 5ª MOSTRA INTERNACIONAL DE VIOLÃO DE BELO HORIZONTE – 09, 04, 05, 06 e 07 de MAIO DE 2025

LOCAL: CONSERVATÓRIO MUSICAL DA UFMG

Coordenada por Fernando Chagas e Carlos Walter e apoio do Instituto Cultural Abrapalavra a Mostra Internacional de Violão de Belo Horizonte – Sons da Cidade chega a sua 5ª edição priorizando o seu formato presencial e novamente no Conservatório da UFMG local de sua primeira edição em 2019. A mostra conta com recitais, documentário, roda de conversa, lançamento de livro e encontros regados a muito afeto e café.

A mostra ainda conta com seu Concurso Sons da Cidade que chega a sua 3ª edição e neste ano selecionará 6 jovens violonistas compositores para integrarem a programação oficial da mostra.

Um pouquinho da nossa programação só para dar um gostinho do que vem por ai! Coloca na agenda – Sons da Cidade – 2025!!!

PROGRAMAÇÃO SONS DA CIDADE – SITE

04/06 (Quarta-feira)

15h – Masterclass com Maria Haro
Com uma trajetória dedicada à interpretação de compositores latino-americanos e décadas de atuação como docente na UNIRIO, Haro compartilha sua experiência técnica e sensível com violonistas e amantes do instrumento. Um encontro para aprofundar repertórios, técnicas interpretativas e os sentidos do violão na cena contemporânea

17h – Roda de conversa
Violão: Narrativas Musicais e Expressão Pessoal
Thiago Delegado (BH, Brasil)
Grupo GELA (Guitarras Experimentais Latino-Americanas)

18h – Exposição fotográfica Sons da Cidade abertura
A exposição celebra a trajetória de 4 edições da Mostra retratando a força de um projeto que atravessou encontros, distâncias e silêncios, com duas edições realizadas em plena pandemia. As imagens revelam não só a beleza da música e dos artistas, mas a resistência de uma mostra que segue vibrando, reinventando-se e conectando afetos por meio do violão.

19h – Recitais

Alexandre Gismonti (BH, Brasil)

Radicado em BH, o violonista e compositor carioca apresenta um concerto que celebra sua herança musical, com obras de seu pai Egberto e de seu bisavô Antônio, além de composições autorais dos seus álbuns “Na pressão” e “Baião de domingo”.

Grupo GELA (Guitarras Experimentais Latino-Americanas)

O grupo surgiu como consequência do trabalho de pesquisa de quatro intérpretes/criadores da UFMG. A problematização da performance e do papel desempenhado pelos intérpretes suscitou o desejo de exploração e criação com instrumentos aumentados e a utilização de elementos artísticos latino-americanos. Constituído por Eduardo Campolina, Renato Mendes, Sebastián Barroso e Sérgio Freire, o grupo deforma, desarma, reconfigura e recompõe performances com o objetivo de promover perspectivas experimentais, estimulando a criatividade e o trabalho coletivo.

05/06 (Quinta-feira)
Roda de conversa – 17 h
“O Violão Como Arquivo Sonoro: Identidade, Repertório e Memória”.
Alexandre Gismonti (BH, Brasil)
Maria Haro (Uruguai)

18h – Lançamento de Livro
José Augusto de Freitas – biografia e álbum de partituras

Recital/palestra com Celso Faria sobre o lançamento da biografia e álbum de partituras do violonista e compositor mineiro José Augusto de Freitas (1912-1990).

19:30 Recitais

Selecionados no Concurso

Thiago Delegado (BH, Brasil)

Referência no violão de sete cordas, o instrumentista e compositor mineiro Thiago Delegado se destaca por sua performance que mistura a sonoridade simples à sofisticada composição. Revelando uma profunda intimidade com seu instrumento e com uma linguagem musical sem fronteiras, Delegado está preparando o lançamento do sexto álbum da carreira para 2025.

Ana Inês Zeballos & Edgardo Trigo (Uruguai) 3000

O duo apresenta Latitudes, com obras de Satie, Baden Powell, Piazzolla e Rosauro. Violão e vibrafone se encontram em um recital que cruza música popular e erudita com sensibilidade e técnica. O Duo nasceu em 2023 apresentando-se pela primeira vez no Festival Internacional de Percussão do Conservatório Municipal de Rocha, Uruguai.

06/06 (Sexta-feira)
15h – Café com Violão
Momento de interação e convívio.
Silvio Carlos 7 cordas e convidados

17h – Roda de conversas

Violão em Trânsito: Diálogos Entre Tradição e Contemporaneidade
Gustavo Souza
Ana Inês Zeballos & Edgardo Trigo (Uruguai)

19h – Recitais

Selecionados no concurso

Ana Clara Guerra (Uberlândia, Brasil)

Neste concerto, Ana Clara Guerra apresenta seu álbum de estreia, “Novos Ventos” (2024), com suas primeiras composições para violão solo, além de obras inéditas dos violonistas João Camarero, Alessandro Penezzi, Lucas Telles e Daniel Lovisi.

Victor Piseta (Argentina)

O argentino Victor Piseta em seu concerto apresenta um passeio musical por regiões da Argentina, com tangos e peças folclóricas, através de seus álbuns “La Yumba”, “El día que me quieras” e “Uno”, além de uma homenagem ao Brasil e sua rica cultura.

07/06 (Sábado)
15h – Exibição do Documentário – 15 horas

“Violão-canção: Uma Alma Brasileira”
Direção: Chico Saraiva

O compositor, violonista e diretor Chico Saraiva exibe o documentário “Violão-Canção: Uma Alma Brasileira”, seguido de apresentação musical. Em uma proposta que une imagem e som, Chico compartilha sua pesquisa autoral sobre o violão e a canção no Brasil, convidando o público a um mergulho poético nas cordas e nas palavras.

17h – Roda de conversas

Diálogos Entre Gerações: A Tradição e a Inovação no Violão
Ana Clara Guerra (Uberlândia, Brasil)
Victor Piseta (Argentina)

19h – Recitais

Selecionados no concurso

Gustavo Souza

O programa atravessa diferentes paisagens da música brasileira, reunindo composições escritas originalmente para violão e arranjos de obras de grandes autores. Um percurso afetivo e rítmico que passa pelo choro, frevo, samba, valsa e canção.

Maria Haro (Uruguai)

Neste programa Maria Haro traz algumas das músicas que têm marcado seu coração e sua trajetória como violonista. São obras brasileiras, espanholas e latino-americanas, além da Chaconne de Bach no icônico arranjo de Andrés Segovia.

Lembrete: os ingressos retirados no dia são únicos para todos os recitais.